Tudo sobre a Planta Agave

Planta agave

Existem na natureza aproximadamente 300 espécies de agaves, esta que é uma planta nativa genuinamente crescente no México e nos estados que circundam a região podendo chegar até a Califórnia. É possível ainda se encontrar diversos espécimes em regiões como nas Antilhas, às Baamas e à Venezuela. E ainda muitas delas podem ser aproveitadas como plantas têxteis. Este é o caso do sisal, que é cultivado em grandes plantações no México e também em outras zonas limítrofes.

Este nome é derivado do porto de Sisal, que fica na região da península de Iucatã no México, onde foram pela primeira vez exportadas as fibras desta planta. Suas folhas carnudas e ainda bem desenvolvidas, são cortadas através de sua base para que se tenham fibras que podem atravessar as folhas em todo o seu comprimento.

Estas fibras devem ser extraídas destas folhas através de um processo de raspagem nas máquinas especiais e ainda são separadas da chamada mucilagem que as envolve através de uma série de repetições com água. São muito fortes, brancas ou também amarelas e podem chegar a ter um tamanho equivalente a 1,5 metros de comprimento. Elas são utilizadas nas confecções de tecidos grosseiros, esteiras e também esteiras e sacos em cordoaria.

Existem em países da América do Sul diversas espécies de agaves, como a agave atrovirens, Karwinski ex Salm-Dick onde é aproveitada de outra forma a gema central da planta, que é cortada e dela é extraído um líquido açucarado que se pode beber imediatamente ou deixar fermentar para que se tenham bebidas alcoólicas, como o pulque doce, uma bebida doce e espumosa, ou também a chamada Tequila, que é uma bebida bastante conhecida e tem altos teores alcoólicos.

O chamado pulque de vinho, ou vinho de agave, é uma bebida considerada nacional para os mexicanos, o que substitui na culinária o vinho e também a cerveja. É possível se ter por um processo de destilação uma aguardente especial, a tequila que também é a chamada aguardente de maguey.

As longevidades das agaves é considerada uma lenda. E se diz que apenas deverá florescer quando alcançam um equivalente a 100 anos de idade, e ainda podem morrer imediatamente depois da floração, as agaves poderão viver apenas de 8 a 10 anos e em alguns casos poderão ficar um pouco mais.

Comentários

Comentários