Todas as Dicas sobre as Samambaias

Samambaias plantas

De acordo com especialistas em flores e plantas a samambaia é a planta mais antiga do mundo. Estima-se que a expansão dessa planta se deu no final do período cretáceo, período também em que outras espécies parecidas também se disseminaram.

Há algumas décadas atrás as samambaias fizeram um grande sucesso, praticamente todas as casas tinham uma espécie dela. Hoje as samambaias voltaram com tudo e estão novamente na moda.

Jardim interno com samambaiasEssa planta é altamente decorativa e bonita, pode ser usada normalmente em ambientes internos e externos, além disso, é possível encontrar espécies variadas. Entre elas estão: a samambaia americana conhecida por ser a espécie mais resistente de todas; a samambaia de metro, que possui folhas maiores podendo atingir vários metros de comprimento; a renda portuguesa que brota sempre na primavera; a avenca um tipo mais delicado que resiste a altas temperaturas, porém não resiste ao frio; a inconfundível samambaia prateada que recebe esse nome devido a  cor prata característica da sua folhagem e a samambaia paulistinha considerada a mais comum dentre todas e de fácil adaptação.

Samambaia americana

Samambaia americana

Samambaia paulistinhaNas floriculturas é possível encontrar uma grande variedade de espécies de samambaia. Se optar pelo seu cultivo em vasos, recomenda-se que eles sejam de cerâmica em tamanho médio ou grande. Se preferir coloque-as em jardineiras ou diretamente no solo, mas lembre-se que a samambaia gosta de terra bem umedecida.

É importante colocar a sua planta em um local a meia sombra, longe do sol do meio dia. O ideal são os ambientes claros e arejados como varandas, áreas externas, garagens, etc. Locais com correntes de vento devem ser evitados, pois deixam a planta desidratada e prejudica as folhagens.

Samambaia jardim casa

Samambaia jardim casa

Samambaias no jardimA maioria das samambaias gosta de terra úmida, portanto para não errar na quantidade de água a ser colocada, verifique a terra com o dedo, se ao encostar ele sair sujo é sinal de que a terra está úmida ainda, se ele sair seco é hora de colocar água. Vale frisar que as folhagens não devem ser regadas.

Comentários

Comentários