Reconhecer e Tratar Pragas no Jardim

Jardim pragas

As pragas no jardim são constantemente encontradas através de sinais simples que só exigem um pouco de atenção e questionamento. Se o jardim é observado freqüentemente, pontinhos pretos ou amarelados nas folhas, são rapidamente identificados. Cochonilhas, pulgões e percevejos sugam a seiva da arvore ou plantas, e deixam esse aspecto de manchas e pontos com cores diferentes da cor natural da arvore, outro sintoma é a sensação melada e pegajosa que fica na planta, resultado da secreção liberada pelo inseto que causa um fungo, prejudicando a fotossíntese.

 

Pragas mais conhecidas

Formigas, lesmas, caracóis, lagartas e grilos são os insetos mais encontrados nas plantas no período noturno. As lesmas e os caracóis deixam seu rastro à mostra, é fácil identificar também o ataque das lagartas, das formigas e dos grilos, pois os mesmos deixam buracos nas folhas. O besouro come somente a folha, deixando a nervura da folha parecendo uma renda.

Essas infestações podem ser tratadas com produtos para o controle de praga, alguns não são à base de química, use botas e luvas durante o manuseio, mesmo não possuindo propriedades químicas, é necessário ficar atento, afastando também crianças e animais domésticos. As podas da área afetada também podem surtir efeito. Catar manualmente diminui a infestação, queimar o local da infestação pode ser perigoso para a planta, então tenha cuidado e só recorra a essa solução em casos de cochonilha, pulgões e cigarrinhas.

Os pulgões são encontrados nos brotos novos; as cochonilhas além de destruir os brotos, ela ataca os ramos novos e bifurcações; alguns fungos são identificados nas flores, folhas e caule, deixando uma mancha amarela circundada por anéis amarelos e, os ácaros deixam uma coloração semelhante à ferrugem no verso das folhas.

Algumas receitas caseiras auxiliam na prevenção e no controle da infestação, um exemplo disso, é espalhar, sal, pó de café ou cinzas de cigarros para afastar os caramujos; limpar as folhas atingidas por ácaros com algodão e álcool é um método eficaz de combate; As cochonilhas podem ser combatidas de duas formas, dependendo do tamanho da infestação, uma infestação pequena pode ser revertida com cotonete e álcool, e uma grande infestação são possíveis utilizar óleo mineral asfixiando os insetos, o procedimento deve ser repetido após as chuvas.

Comentários

Comentários