Qual Planta pro meu Jardim?

Planta Ornamenta Rosa

Como escolher as plantas certas de um jardim para o clima de sua região

Ao cultivar um jardim, deve estar atenta a dedicação que será empregada no antes e no durante o cultivo, o depois se torna somente manutenção de baixo fluxo, o maior trabalho e ansiedade esta no inicio.

É necessário conhecer muito o local de cultivo, ponderando critérios como, quantidade de exposição ao sol que aquele local recebe os horários das sombras, o tipo de solo daquele local, se o local é próximo a um muro, o mesmo fica úmido durante o inverno? Passagem de vento constante ou não, etc; Cada planta possui um aspecto de adaptação, respeitar os limites das plantas é essencial para um bom desenvolvimento, se o local onde vive for um local de temperaturas altas, aberto e sem vento, com água em abundancia, palmeiras seriam ideais para cultivo, se optar pelas plantar de médio porte, arbustos como azaléias e jasmins são boas opções, se quiser, cultive pingo de ouro para cobrir a terra substituindo a grama, ou quares minha.

 

Locais adequados

Locais sob a proteção freqüente de sombras, levemente fechados e com água em abundancia, são sugeridos a arvore da felicidade, se o local não comporta uma arvore, opte por costelas de adão e lírio da paz.

Lugares praianos exigem plantas com folhagens duras e resistentes, dentre as mais conhecidas, cactos, a gáveas e babosas preenchem esses critérios e trazem o ambiente rústico do agreste.

As bromélias se tornaram vilãs pelo acumulo de água que propaga o mosquito da dengue, porém, impurezas como fumo de rolo colocado nos copinhos da planta evita a proliferação do mosquito naquela água e não agride a planta.

Se não quiser ter o trabalho de se preocupar com tantos detalhes, opte por um jardim em vasos, ele se locomove à medida de sua necessidade, se precisam de sol, chuva, umidade ou vento, basta trocá-los freqüentemente de lugar, de acordo com seus banhos de sol e quantidade de regas por estação do ano. A única preocupação com o jardim em vasos, será se as cores dos vasos combinam com a coloração da planta que o ocupa, colocá-los todos juntos remete a mesma coloração de um jardim em canteiro, com o toque de cores que os vasos preenchem.

Comentários

Comentários