Qual a Diferença entre Plantas Ornamentais e Plantas Comuns?

Flor roxa

As plantas ornamentais têm como principal característica seu cultivo, que diferentemente de outros tipos de plantas é feito exclusivamente por questões estéticas, ou seja, ela é apenas cultivada pela sua beleza.

O cultivo acontece visando principalmente fatores que são usados como decoração de ambientes, principalmente cores exóticas e bonitas que possuem alguns tipos de flores, também são cultivadas como ornamentais flores que possuem um aroma agradável, ou até mesmo um tipo de folhagem mais bonito e como o próprio nome já diz, ornamental. Após vários estudos sobre esse tipo de planta, conseguiram afirmar que a indícios de cultivo de plantas ornamentas desde o inicio da humanidade, é esse processo de cultivo que nos traz algumas espécies que sobreviveram até hoje em dia, como é o caso do lírio branco, que vem sendo cultivado como planta ornamental durante vários anos.

Hoje em dia o mercado de plantas ornamentais movimenta milhões de reais por ano, tudo isso se deve pelo fato de que esse tipo de “decoração” ainda é muito usado em vários ambientes e praticamente não vai deixar de existir. Existem hoje várias fazendas e lugares onde a especialidade é cultivar esse tipo de planta, de uma forma adequada. Também é possível encontrar nos dias de hoje plantas modificadas geneticamente, para combinar vários fatores que deixam espécies bonitas em um só exemplar, essas técnicas genéticas também vem ganhando muita força no mercado brasileiro, já que as pesquisas estão cada vez mais presentes em todos os ramos de cultivos.

Há vários exemplos de plantas ornamentais no nosso dia-a-dia, muitas delas nem sempre são vistas como flores cultivadas de uma forma especial apenas pela sua beleza, como é o caso das famosas rosas, que foram umas das principais flores que fizeram sucesso no nosso mercado. Além delas existem várias outras, como bromélias e as famosas orquídeas, que dependendo do modelo chegam a custar muito dinheiro, principalmente espécies mais raras, que sempre atraem o olhar de vários colecionadores no mundo inteiro. As plantas ornamentais são plantas que apesar de presentes na nossa vida, sempre exigem um tratamento em especial.

Comentários

Comentários