Plantas Ornamentais: Hortênsias

Hortênsia azul

É praticamente impossível encontrar alguém que não aprecie flores. A beleza das flores é amplamente usada na decoração de ambientes, suas formas e cores dão um toque especial a qualquer local.

Boa parte das espécies se desenvolve melhor de acordo com o clima do local onde são cultivadas, algumas se adaptam facilmente as variações climáticas outras nem tanto.

De origem asiática, a hortênsia é um tipo de planta ornamental muito famosa no mundo todo. Classificada como um arbusto semi-lenhoso suas folhagens e flores são amplamente decorativas. A inflorescência da hortênsia em geral possui o formato de grandes buques coloridos.

Estima-se que existam mais de 100 espécies diferentes dessa planta, as variações incluem tamanhos, tipos de flores e robustez variadas.

As cores mais comuns de hortênsia são brancas, azuis e rosas, porém a coloração das flores pode variar de acordo com o pH do solo em que está sendo cultivada. Solos mais ácidos produzem flores mais azuladas, já os solos alcalinos flores róseas, essa variação será de acordo com a absorção do alumínio também. Portanto, se alterarmos o grau de acidez ou alcalinidade do solo podemos determinar a cor das hortênsias plantadas.

No Brasil as regiões mais frias são propicias para o cultivo de hortênsias, pois essa planta aprecia os climas mais frios como o sul do pais.

Na decoração de áreas externas é muito comum usar as hortênsias como arbustos ou arvores, plantando-as de maneira que cresçam formando uma grade ou barreira.

É importante ressaltar que as hortênsias devem ser cultivadas a pleno sol ou a meia sombra, a luz é fundamental para essa espécie. Outro cuidado fundamental é com a matéria orgânica utilizada no solo. Mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

O período de florescimento da hortênsia é durante a primavera e o verão, por isso as podas devem ser sempre no final do inverno.

A reprodução dessa espécie se dá por meio de estacas que podem ser feitas com os próprios ramos retirados durante os meses de verão.

Comentários

Comentários