Plantas Ornamentais: A Bromélia Imperial

Bromélia Imperial

Para quem aprecia a natureza e gostaria de tê-la por perto, uma excelente idéia é decorar a casa com plantas ornamentais.

As plantas ornamentais podem dar aquele toque especial que faltava na decoração da sua casa ou apartamento. Além desse toque a mais é uma boa opção para trazer um pouco de verde e natureza no local.

A bromélia imperial é uma das plantas ornamentais mais procuradas pelos paisagistas e pessoas em geral. De origem brasileira, essa planta possui um ciclo de vida considerado perene e seu porte é pequeno a médio, atingindo no máximo 1,5 m de diâmetro.

Sua aparência é bem diferenciada, por ser uma planta classificada como rupícula de grandes proporções, ela possui acaule, com folhas longas e largas dispostas em forma de roseta que unidas ficam parecendo um “vaso” bem no centro da planta.

Bromélia imperial de vasoEm geral suas raízes são bastante fortes, fibrosas e também as responsáveis pela nutrição e fixação. Esse poder de fixação da bromélia imperial permite que ela se fixe em locais verticais com certa porosidade.

A bromélia imperial possui uma coloração avermelhada com flores delicadas em branco creme ou amarelas, a folhagem também pode ter variações entre os tons de vermelho, verde, arroxeado, entre outras. Suas características marcantes como a coloração diferenciada e sua forma faz com que a bromélia imperial seja bastante requisitada em projetos paisagísticos de jardins internos e externos.

Bromélia imperial jardim

Bromélia imperial jardim

Bromelia imperial plantaEssa beleza tropical pode ser plantada em canteiros ou vasos, junto com outras espécies de plantas ou sozinha. Em média essa planta ornamental pode levar até 10 anos para atingir o porte adulto e florescer.

Vale ressaltar que a bromélia depois de florescer morre em seguida, deixando novos brotos em sua base para que se inicie um novo ciclo de floração.

Os cuidados básicos com essa espécie são razoáveis, é preciso cultivá-la sob pleno sol ou a meia sombra, a irrigação deve ser regular, já que essa planta gosta de umidade e calor.

Flor bromélia imperial

Flor bromélia imperial

As bromélias imperiais estão ameaçadas de extinção, portanto compre apenas mudas que forem multiplicadas em viveiros certificados pelo IBAMA.

Planta bromélia imperial

Planta bromélia imperial

Plantação bromélias imperiais

Plantação bromélias imperiais

Planta ornamental bromélia imperial

Planta ornamental bromélia imperial

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta