Plantas Ornamentais: Bico de Papagaio

Bico de papagaio

Sempre que decidimos ter em casa algum tipo de planta ornamental devemos ter em mente que serão necessários diversos cuidados para que a planta cresça bonita e saudável, principalmente se ela fizer parte da decoração de algum dos ambientes.

Popularmente conhecida como bico de papagaio ou flor de páscoa, essa espécie pertence a família das euphorbiaceae. Espécie de origem mexicana, mas muito popular nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Em geral a flor do bico de papagaio é bem pequena e fica situada no centro da planta e a parte de cor vermelho vivo que se parece muito com pétalas de flores, na verdade são folhas modificadas. O bico de papagaio passou por processos de melhoramentos genéticos intensos que geraram colorações diferenciadas, entre elas rosa, branca e amarelos.

Em muitos países essa flor é associada ao natal, ela aparece nas decorações em geral, enfeites e arranjos natalinos.

O bico de papagaio é uma espécie de planta tipicamente tropical, ou seja, ela não tolera baixas temperaturas muito menos geadas.

Em nosso pais essa espécie pode ser encontrada em jardins externos e internos, pode ser usada também em renques ou isoladas, em alguns casos essa planta pode ser podada de maneira que sua ramagem fique mais compacta. Pode atingir entre 2 a 3 metros de altura.

O ideal de cultivo do bico de papagaio é em local com iluminação direta, quanto mais luz melhor, se possível iluminação natural. A temperatura ideal é mediana assim como a umidade do ar.

As regas não precisam ser frequentes, coloque água apenas quando o solo estiver quase totalmente seco. O solo ideal deve ser bem solto com boa drenagem e com adição de areia e substratos, principalmente para as espécies plantadas em vasos.

O período de floração mais comum é durante o inverno, mas dependendo da iluminação que a planta recebe, sua floração pode se estender até outros meses.

Essa espécie pode ser encontrada facilmente em floriculturas ou plantadas em vasos ideais para serem usadas na decoração de interiores ou colocadas em jardins externos.

Comentários

Comentários