Plantas Ornamentais: Açucena ou Amarílis

Açucena

As açucenas também são conhecidas como Amarílis. Para alguns elas representam a “tristeza e a angústia” pela falta da pessoa amada. A personagem mitológica grega Açucena representava a altivez e a elegância, que foi muito bem representada pela flor escolhida para levar seu nome.

Estima-se que existam cerca de 70 espécies diferentes de açucenas ou Amarílis, entre elas 40 são nativas do nosso país como a Hippeastrum aulicum, que possui flores de cor vermelho intenso e a e Hippeastrum stylosum, cujas flores são salmão e muito comuns na região da caatinga.

Sua beleza elegante faz com essa espécie seja amplamente usada no cultivo ornamental. Ela se adapta muito bem em jardins e também em ambientes internos.

Muitas pessoas preferem a açucena como planta ornamental, pois ela além de possuir uma floração bastante vistosa, em muitos casos pode florir mais do que apenas uma vez ao ano. Mesmo sem flores essa espécie possui folhagem ornamental que chega a ter até 40 cm de altura. É importante frisar que, para a açucena florescer mais de uma vez alguns cuidados são fundamentais.

A planta precisará passar por um período de repouso, em local escuro e arejado, além disso, ela não receberá água nem adubação.

Atualmente essa espécie pode ser encontrada de diferentes formas devido às alterações genéticas realizadas ao longo dos anos. As hibridações feitas principalmente pelos holandeses (especialistas em melhoramento genético) deram origem a flores de formato cônico, maiores que as demais, nas cores rosa, laranja, salmão e vermelha. Além das multicolores e manchadas.

Essa planta pode ser cultivada normalmente em vasos, desde que eles recebam luz direta durante algumas horas do dia. As temperaturas medianas são ideais para o cultivo e quanto mais baixas forem, mais tempo durará a floração.

É muito importante para a saúde da açucena que o solo seja fértil, essa dica vale para os exemplares plantados em vasos ou em canteiros. O solo deve ser regado periodicamente, mas sem excesso, pois isso pode causar o apodrecimento da planta.

Comentários

Comentários