Planta Avenca

Avenca

As avencas nada mais são do que samambaias, consideradas perenes, com seus rizomas e folhagens bastante delicadas. Ela deverá alcançar um equivalente a 30 e 40 centímetros de altura. São largamente utilizadas nas decorações de ambientes internos ou mesmo em jardineiras, suavizando assim os ambientes onde costumam ser colocadas, e com isto devido a folhagem com formatos e ainda disposições bastante interessantes, sendo possível até3 mesmo encontrar exemplares com folhas manchadas.

Como cuidados, é necessário observar que elas normalmente são cultivadas em vasos, e ainda se adaptam melhor em ambientes de média e alta luminosidade, preferencialmente se utilizando de luz indireta. As avencas ainda toleram baixas luminosidades porém tendem a ficar com folhas mais abertas e também arejadas, além de uma coloração desbotada.

Estas plantas crescem melhor em ambientes que tenham temperaturas que vão de média a alta, precisam de altas doses de umidade relativa do ar, e ainda não tolera baixas temperaturas. É interessante como dica se aumentar a umidade do ar colocando um prato com cascalho que deverá ser úmido sobre a planta.

Procure ainda manter a terra úmida, mas não encharcada, evitando assim o apodrecimento das raízes da planta. Em meses que estiver mais frio, é interessante deixar o solo secar levemente antes que possa fazer a rega. É bastante importante que a terra possa ter uma boa drenagem.

Eventualmente de tempos em tempos é preciso se remover as folhas e partes que estiverem mortas para que a planta possa sempre ter uma boa aparência.

A reprodução das plantas não são muito simples de serem feitas por iniciantes. Comercialmente são reproduzidas através de esporos e também da divisão cuidadosa da planta. A multiplicação dos vegetais fica facilitada caso você separe as mudas no final do inverno e ainda as plantando em locais que sejam mais úmidos e protegidos.

A adubação da planta não deverá acontecer de forma muito frequente, e para acontecer a reposição de nutrientes, é interessante se utilizar uma dose de adubo granulado, com uma formulação de 10-10-10 utilizando uma colher de sopa que deverá estar dissolvida em dois litros de água.

Procure ainda utilizar de 1 a 2 copos pequenos da mistura no substrato a cada período equivalente a 3 ou 4 meses.

Comentários

Comentários