Dicas sobre a Planta Agave

Flor agave

A agave é uma planta ornamental também conhecida como agave dragão, pita azul ou tromba de elefante, e pertence a família Amaryllidaceae. Originaria do México, a agave é uma planta bastante usada pelos paisagistas para decorar ambientes.

A agave possui mais de 180 exemplares diferentes, porem algumas se destacam mais por serem populares como é o caso da agave tequilana, que é usada na fabricação da tequila, uma famosa bebida de origem mexicana.

Na verdade o gênero botânico agave é composto por diversas plantas suculentas de características similares.

A agave é considerada uma planta altamente resistente e de aparência exótica, usada na decoração de ambientes externos isoladamente ou em maciços. Algumas pessoas costumam plantar agave próximo de pedras devido a combinação visual igualmente bonita e exótica ao mesmo tempo. Entre as poucas espécies que dão flores as mais bonitas são da agave americana. Para a ornamentação em geral as mais usadas são a Agave americana L., Agave angustifólia e Agave atenuata.

O ciclo de vida da agave é perene, elas florescem ate uma certa idade, porem suas inflorescências não possuem valor ornamental.

Em media a agave atinge até 2m de altura quando bem cuidada.

Como essa espécie é muito resistente ao sol a falta de água pode ser um grande problema, por isso a rega deve ser feita de maneira equilibrada, mas sem excesso, pois isso pode causar o aparecimento de fungos prejudiciais a sua planta.

O solo também merece cuidados especiais, quanto mais nutrientes melhor será o seu desenvolvimento. Dê preferência para os fertilizantes orgânicos misturados a areia grossa, a agave se adapta muito bem a essa técnica.

É importante ressaltar que a escassez de nutrientes pode prejudicar a sua planta de maneira severa. Outro ponto importante que deve ser observado é o local para a colocação da agave, evite coloca-la em locais de muita movimentação ou em casa que tenham crianças pequenas, suas pontas podem causar ferimentos, é preciso cuidado.

Em alguns países a agave é utilizada como planta medicinal para casos de prisão de ventre e distúrbios digestivos, ela age como um laxante natural.

Comentários

Comentários