Dicas para Plantar Trepadeiras

Unha de gato trepadeira

As trepadeiras são lindas plantas para deixar o entorno do seu jardim, quintal, ambiente mais natural e lindo. Essas plantas não conseguem se sustentarem em pé, pois elas não têm caule ou um tronco que às sustente então, elas acabam crescendo junto ao solo, criando raiz até encontrarem algo para se apoiar, como um muro, percolado, cercas, etc.

Elas são plantas bem aventureiras e oportunistas, onde elas puderem ir e subir, elas irão. Existem diversos tipos de trepadeiras, existem as que são anuais e vivem por uma época ou estação de crescimento, conhecidas como caducas. Existem também as que permanecem com suas folhas constantemente durante todas as estações, conhecidas como perenes.

Trepadeira planta

Trepadeira planta

Flores trepadeirasVocê pode plantá-la em vários lugares, inclusive em vasos também. Você pode fazer um elemento estrutural e com o tempo ela vai trepando na estrutura chegando a formação que você deseja. Também pode fazer um estrutural de madeira, um adorno como um portal de entrada para o jardim e fazer com que a planta fixe nela.

Essa planta é muito utilizada também em fachadas, cria-se uma espécie de grelha e coloca-se na vertical como ocorre em muitas casas americanas também, quando vimos em filmes. E então a trepadeira cresce dando uma delicadeza, dando um conceito natural para o ambiente. Elas também servem para trazer umidade ao ambiente e para refrescar a alvenaria, não permitindo a total insolação na parede quando aplicada.

Jade laranja trepadeira

Jade laranja trepadeira

Antes de escolher a trepadeira que você quer, você primeiramente deve saber onde que pretende colocar, se ela vai ficar no sol ou na sombra, se prefere que ela seja caduca ou perene, a altura que deve alcançar, se precisa ser atada ou não, as cores das folhagens, flores e também o perfume, se precisa de suportes ou não, etc.

Jade trepadeira

Jade trepadeira

 

Planta flor trepadeiraAlguns tipos de trepadeiras:

- Jasmim de Madagascar: tem crescimento lento, é ideal  para cobrir arcos e estruturas delicadas e é perfumada.

- Ipoméia: muito boa para fixar nas paredes e pergolados, suas folhas são brilhantes e florescem praticamente o ano inteiro. Se dá bem exposta ao sol.

- Sapatinho de Judia: ideal para meia-sombra e seu crescimento é rápido. Muito utilizada para contornar telhados pois produz flores e folhas que ficam pendentes como uma cortina.

- Clerodendro Vermelho: Folhas abundantes, brilhantes e grandes. Floresce nas estações mais frias e é ótima para evitar a insolação.

- Maracujá Doca: tem ramagem densa, dá frutos e uma ótima sombra.

Planta trepadeira

Planta trepadeira

Escolha a planta que mais se encaixa com o que você quer para o seu jardim e o curta!

Comentários

Comentários