Dicas para Plantar Sempre viva no Jardim

Sempre-viva flores

A planta sempre-viva, como o nome já diz, parece estar sempre viva, quando exposta ao sol com frequência, mesmo no inverno. Elas se parecem com pequenas rosetas pontiagudas que surgem sobre pedras e fendas; elas tem literalmente milhares de cores diferentes e estão disponíveis em diferentes variedades – estima-se que hajam 50 espécies diferentes com três mil cultivares partindo daí. Essas plantinhas requerem sol direto, pouca água, ótima drenagem e retirada de partes mortas. Elas não requerem muito mais do que isso.

Você deve criar o ambiente certo, pois as sempre-vivas precisam de um ambiente rochoso para crescer. Por isso, é melhor que você use uma grande quantidade de cascalho para plantá-las. Use uma mistura composta para cactus e suplemente o resto com cascalho e pedras com os quais enraizar sua planta. Elas gostam de ambientes secos e muito sol, mas toleram bem o frio de invernos temperados a moderados.

Sempre Viva Branca

Sempre Viva Branca

Sempre-viva laranjaInicie sua plantação com uma caixa plana para plantio, rasa, e encha com cascalho até a metade. Coloque uma camada do composto para cactus e então complete com mais cascalho. Faça buracos com os dedos para suas sempre-vivas e então  coloque as plantinhas dentro deles. Você terá então uma sempre-viva pronta para crescer e continuar crescendo.

Quando uma sempre-viva cresce, ela não produz rosetas maiores pos si só, em vez disso, ela produz mais delas que surgem em torno da primeira roseta plantada. O problema com a sempre-viva é que quando ela produz uma flor, ela morre. Quando você remove a roseta morta, como deveria fazer, ao puxá-la e jogá-la fora, você encontrará um buraco vazio em seu lugar. Coloque um composto rochoso no buraco, e o resto da sempre-viva seguirá os nutrientes e brotará uma nova roseta naquele mesmo lugar.

Flor sempre viva

Flor sempre viva

Cores sempre vivaA sempre-viva é bastante usada como cobertura para telhados em alguns países, sendo cultivada entre vigas, azulejos ou palha. Esta prática, comum em vários países, ajuda a isolar a casa do calor do sol.  Como a sempre-viva absorve  o sol direto o máximo que podem, elas podem na verdade ajudar a diminuir sua conta de luz a cada verão, diminuindo o uso de seu ar condicionado! Não é extremamente útil? Elas também podem expelir mais oxigênio para o ar, o que faz o plantio de sempre-vivas no seu telhado uma coisa extremamente responsável ecologicamente.

Plantação de sempre-viva

Plantação de sempre-viva

Planta sempre vivaAlém da grande utilidade, o cultivo dessas suculentas em seu telhado dará a você a chance de colorir seu telhado – você pode encontrar variedades em todas as cores, e até mesmo algumas em mais de uma cor! Além disso, um telhado coberto por sempre-vivas dá um ar rústico e campestre à sua casa. Plante uma sempre-viva, você ficará extasiado com a beleza simples e com a facilidade de cuidado dessas plantinhas.

Sempre viva

Sempre viva

Sempre-viva amarela

Sempre-viva amarela

Comentários

Comentários