Dicas para Plantar Azaleias

Cores de azaleias

A Azaleia é uma planta ornamental muito popular que pertence a família das ericáceas. Originaria do Japão e da China essa planta além de muito bonita é extremamente decorativa.

No Brasil a espécie mais popular é a Rhododendron indicum que produz flores nas cores rosa, branca e roxa. Mas devido a manipulação humana feita em laboratório também é possível encontrarmos azaléias em outras cores variadas inclusive vermelhas.

Em muitas casas é possível encontrar azaléias formando belíssimas cercas-vivas ou ao redor de portais e varandas. Vale ressaltar que essa espécie também pode ser cultivada em diversos tipos de vasos.

As flores da azaléia surgem em geral nos meses de inverno até o inicio da primavera, sua resistência a esse clima e as demais variações climáticas é grande, podendo suportar bem as condições adversas. Devido a essa importante característica de resistência, ela é muito usada em jardins abertos e até mesmo em praças públicas.

Seu porte é considerado pequeno/médio chegando a atingir até 2 metros de altura. Por ser um arbusto rústico, a azaléia consegue se adaptar bem em qualquer tipo de solo, mas quanto melhor forem os cuidados com a irrigação e terra fertilizada mais bonitas e formosas serão as suas flores.

É importante frisar que a azaléia é uma planta ornamental externa, ela precisa de iluminação solar plena para que se desenvolva e cresça bem. Já o cultivo a meia sombra da azaléia, exige que a planta receba pelo menos 4 horas diárias de sol direto. Portanto, em ambientes fechados elas não são adequadas.

A irrigação é fácil de ser controlada, essa planta precisa de água apenas quando o solo (terra do vaso) estiver bem seca, mas nunca se deve encharcar o local, é preciso cuidado.

Os fertilizantes químicos ou o adubo devem ser colocados regularmente de acordo com a necessidade e o tamanho da planta. Em geral quando as flores se apresentam pouco exuberantes ou os brotos demoram a crescer pode ser um sinal de falta de nutrientes, nesses casos verifique a adubação. Esteja sempre atento aos cuidados com a sua azaléia para que ela floresça sempre bela e saudável.

Comentários

Comentários