Dicas de Paisagismo: Tipos de Jardim

Paisagismo jardim ideias

O paisagismo é uma técnica que promove um determinado projeto ou planejamento de espaços específicos, como a ornamentação de ambientes. Atualmente podemos dizer que paisagismo é o equivalente a arquitetura da paisagem em geral.

No mercado encontramos especialistas extremamente qualificados para melhorar a estética do seu ambiente. Além de funcionalidade, beleza e conforto.

Muitas pessoas contratam esses profissionais para planejarem a ornamentação de escritórios, casas, chácaras e principalmente jardins.

Os jardins costumam se destacar pelas suas formas características, o estilo escolhido para a construção do jardim pode variar bastante, mas em geral os preferidos são os estilos antigos muito comuns em castelos e palácios dos séculos passados.

O estilo francês é considerado o mais rígido e formal entre os estilos onde predomina a estrutura geométrica. Usam-se arbustos baixos e muita topiaria, comum nos palácios dos nobres.

O jardim inglês é menos formal, possui curvas que formam bosques. Utiliza-se arvores de pequeno até grande porte, muitos arbustos e gramado. Esse estilo em geral exige bastante espaço disponível.

O estilo de jardim japonês é caracterizado pela inclusão de outros elementos como pedras e acessórios para jardim e água. A ideia central desse estilo é resumir a essência da natureza em um pequeno espaço de maneira delicada.

A manutenção dos jardins é um item fundamental para a beleza e exuberância dos mesmos. Os cuidados como regas e podas costumam ser mais frequentes que os demais, por isso é preciso planejar adequadamente qual o nível de manutenção que você deseja dar para o seu jardim.

É muito comum que existam espécies variadas de plantas ornamentais dentro do jardim, portanto, é preciso respeitar as necessidades e cuidados de cada uma delas. A quantidade de água para uma boa rega pode variar entre as espécies, sendo assim, para facilitar evite misturar num mesmo espaço ou canteiro exemplar de plantas muito diferentes um do outro.

Outra dica importante é evitar o plantio espécies cujo crescimento é rápido, pois estas irão exigir muita manutenção para as podas. Plantas de raízes grossas e fortes devem ser cultivadas em locais amplos para que suas raízes não destruam vasos ou canteiros.

Comentários

Comentários