Decoração de Casa com Bonsai

Bonsai grande

Utilizar plantas ornamentais na decoração de ambientes é muito comum, mas em alguns locais é difícil encontrar espécies que se adaptem de maneira adequada, principalmente quando o espaço disponível é pequeno. Uma boa solução para esse problema é o bonsai.

O bonsai é uma réplica em tamanho diversas vezes menor de uma arvores natural, podemos dizer que é uma réplica artística.

O bonsai é originário do Japão, mas com o passar dos anos ele foi difundido pelo mundo todo é hoje é facilmente encontrado em diversos países.

A palavra bonsai significa “arvore em bandeja”, pois é plantada em vasos de pequena profundidade para realçar ainda mais as dimensões reduzidas da planta.

Em geral os bonsais são cultivados e comercializados em todo o mundo, quando mais antigos e bem moldados mais caros eles podem custam. Existem bonsais de tamanhos diferentes, eles variam conforme a técnica utilizada.

Os menores de 15cm são chamados de mame, de 15 a 30cm são considerados pequenos, de 30 a 60cm são os médios e acima de 60cm são considerados grandes.

Cada tipo de arvore possui características particulares que são imitadas no bonsai da maneira mais natural possível.

Entre os principais fatores para o bom desenvolvimento do seu bonsai a luminosidade é o principal. A iluminação deve ser sempre intermediaria, isso pode variar de acordo com a espécie, mas em geral é fácil saber se o local está adequado ou não. Quando as folhas começam a amarelar é sinal de excesso de luz, já as folhas muitos escuras indicam falta de luz. O ideal é ir trocando a sua planta de local e percebendo como ela reage, assim o lugar certo será encontrado.

A adubação também é essencial para o crescimento saudável da planta, o adubo presente no vaso é pouco, por isso ele deve ser completado de acordo com a espécie da planta escolhida.

Os musgos são uma boa opção para ajudar na saúde do seu bonsai, eles contribuem para a manutenção da umidade e das boas condições gerais do solo.

Comentários

Comentários