Conheça a Planta Ornamental Agapanthus

Agapanto Agapanthus azul

Há milhares de anos as plantas ornamentais são utilizadas pelos povos de todos os continentes, diversos pesquisadores e estudiosos do assunto já identificaram registros desse tipo de cultivo.

Podemos dizer que ter uma planta ornamental dentro de casa é trazer um pouco da natureza para o nosso dia a dia, sendo assim, é preciso escolher uma bela espécie para fazer parte da decoração.

Da família da Agapanthaceae, mas conhecida popularmente como Agapanthus ou Agapanto, é uma flor perene, bulbosa muito popular.

Agapanthus plantaO primeiro exemplar da espécie foi coletado em 1679 na África, já no final do século XVII floresceram as primeiras plantas na Europa e a partir daí ela se difundiu por outros países. Sendo assim, é importante ressaltar que hoje nem todos os agapantos são da África, existe também a Agapanthus orientallis muito cultivadas em jardins de todo mundo por causa de suas belas inflorescências formadas por pequenas flores azuis ou brancas.

Cada espécie de Agapanthus possui variáveis bastante similares tornando difícil a sua identificação.

As inflorescências do agapanthus são bastante duráveis, com hastes longas que propiciam o seu uso como flor de corte, ideais para a montagem de arranjos florais.

Agapanto

Agapanto

Agapanto azulEm geral suas globulosas inflorescências acontecem na primavera quando surgem nas cores brancas, azuis e em diversos tons de lilás.

Extremamente resistente, o agapantus é uma espécie meio rústica, resistente a doenças, ideal para partes baixas de muros ou arbustos em renques.

Seu ciclo de vida é perene, deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. As regas deverão ser regulares.

Flor agapanthus

Flor agapanthus

Flores de agapanthusA folhagem do agapanthus é longa, em formato laminar na cor verde escura e mesmo quando não está florida é extremamente bonita.

Vale ressaltar que essa espécie é ideal para ser cultivada em clima tropical, pois ela não resiste bem ao frio, geadas e principalmente em estiagens em curto período.

A multiplicação é simples, através da divisão das mudas que são formadas na base da planta.

Jardim com agapanto

Jardim com agapanto

Vaso com agapanto

Vaso com agapanto

Comentários

Comentários