Como Podar Plantas e Árvores?

Podar jardim

Ao podar as plantas, precisamos estar atentos à reação durante e depois da poda, só deve ser podada se necessário, do contrario esta pode vir a morrer.

As podas devem ser realizadas durante o inverno, preparando a planta para a primavera, se no momento da poda for observado que há secreção localizada nos cortes, quer dizer que a planta não está pronta para ser podada. Essa secreção conhecida como seiva, deve estar direcionada a raiz durante a poda, pois é a seiva que auxilia durante a fotossíntese das plantas.

Galhos secos devem ser retirados primeiro, em seguida os ramos mais à frente para aliviar o peso e só depois são possíveis podar para manter o tamanho da planta e redirecionar as raízes, mas, essa poda de direcionamento, chamada “poda educativa” não é livremente recomendada para as plantas a menos que estas sejam cercas vivas; A posição dos galhos reflete a posição das raízes, devem ser feitos cortes limpos feitos com tesoura, nos casos de ramos menores e serrote em ramos mais grossos, evite lascar os galhos durante a poda.

 

A poda

Mantenha as ferramentas de uso de poda, limpas e desinfetadas com álcool, para evitar a transmissão de possíveis doenças e fungos de uma planta para a outra, devem estar sempre afiadas e lubrificadas para não magoarem os ramos durante a poda, mantenha de forma simétrica os galhos, se necessário rodeie a planta durante a poda. Corte acima dos gomos, com distancia de pelo menos cinco centímetros, garantindo folhagens futuras. Se a planta estiver florindo no dia escolhido para a poda, espere ate que ela complete seu ciclo, assim a planta não tem seu ciclo prejudicado ou enfraquecido.

Após as podas, coloque nutrientes na terra como material orgânico ou lixo orgânico e húmus e regue, os nutrientes vão garantir a umidade do solo e a continuidade de desenvolvimento de sua planta ou arvore. Opte por horários de temperatura mais baixa, como o final da tarde para garantir boa cicatrização da planta durante a noite, ramos finos cicatriza mais rápido que os ramos grossos.

Seguindo estes passos é possível evitar uma poda agressiva à planta ou arvore, mantendo a vitalidade e saúde da vegetação.

Comentários

Comentários