Como Plantar e Cuidar de Antúrios

Planta Antúrio

Considerada a segunda flor tropical mais comercializada no mundo, o antúrio é originário da Venezuela e Colômbia, mas desde o século XIX ela passou a ser cultivada na Europa.

Pertencente a família das araceae, o antúrio é uma planta muito tradicional no paisagismo, diversos profissionais a utilizam para decorar interiores.

Os profissionais da área consideram o antúrio uma planta bastante versátil, pois pode ser cultivada também em áreas externas.

Flor de AntúrioAtualmente existem onze variedades dessa planta que fazem parte de um total de 130 espécies do gênero encontradas no Brasil. Os gêneros do antúrio englobam tipos, padrões de colorações (entre elas vermelha, rosa, chocolate, salmão, verde e branca), formas e tamanhos de plantas e flores.

O antúrio é uma planta que se adapta muito bem as variações de ambientes, sua única exigência é com a relação a umidade. O ideal é que seja plantada a meia sombra, evite a exposição direta ao sol e a geadas. O excesso de sol pode queimas as flores e folhas.

A iluminação é fundamental para o bom desenvolvimento dessa planta, quando colocada em áreas escuras o crescimento do antúrio fica comprometido se torna lento e o caule fica longo e fraco.

Antúrio

Antúrio

Antúrio brancoSeu ciclo de vida é considerado perene e sua inflorescência só ocorre após um ano de cultivo, para isso também é preciso enriquecer a matéria orgânica com substratos especiais como a fibra de coco. Esse tipo de adubação requer regas frequentes para florescer.

A área especifica para planta o antúrio é mínima, podendo ser em canteiros ou vasos pequenos. A multiplicação é por meio de sementes, mas isso não garante a transmissão das mesmas características às demais plantas descendentes, para que isso aconteça é preciso propagar a divisão por touceira ou pelas estacas do caule.

Antúrio Jardim

Antúrio Jardim

Antúrio rosaA manutenção é bem simples, as podas e limpezas devem ser regulares, assim como a remoção de folhas velhas e doentes, que atrapalham o desenvolvimento saudável do antúrio.

Lembre-se que as flores reais do antúrio são minúsculas e ficam juntas formando uma miniespiga, a espádice e folha modificada que ficam no alto da haste não são as flores.

Antúrio Verde

Antúrio Verde

Comentários

Comentários