Como Cultivar um Jardim Interno de Samambaias

Samambaias lindas

Um jardim de samambaias pode ser um complemento lindo para qualquer casa. Ao combinar vários tipos de samambaias em algum lugar, como uma peça da casa ou um jardim interno, você obterá um efeito decorativo natural e exuberante.

A samambaia é uma das plantas para interiores mais comuns, pois é muito resistente e fácil de cuidar. A prova de sua resistência vem do fato de que ela é uma das plantas mais antigas do mundo, datando da era Paleozóica (aproximadamente 400 milhões de anos atrás).

Há mais de dez mil espécies de samambaias para que você possa escolher, mas nem todas são adequadas para o cultivo interno.

Samambaias suspensasO primeiro cuidado que você precisa ter para iniciar seu jardim de samambaias é com o ambiente. Essas plantas amam umidade, então você precisará criar um ambiente para seu jardim que ofereça muita umidade. Um terrário é um ambiente rico em umidade para que suas samambaias se desenvolvam.

Para preparar o terrário, você precisará de um solo grosso que seja rico em nutrientes. Coloque uma camada de terra no fundo do terrário, e misture-o com algum tipo de musgo – de folhas orgânicas, esfagno ou turfa – para ajudar o solo a reter a umidade.

Vasos criativos

Vasos criativos

Samambaias em vasosComo as samambaias são muito resistentes, elas não requerem muita luz solar. Você pode colocar seu terrário em um lugar que forneça em torno de 4 horas de de luz solar indireta por dia. Tenha o cuidado de não colocá-lo perto de alguma fonte de calor pois o solo pode secar muito rapidamente.

Ao plantar seu jardim, você deve posicionar as samambaias estrategicamente ao longo do terrário (lembre-se de escolher um tipo pequeno de samambaia, mais propício para ser plantada em um terrário) e regue-as. Deixe espaço entre as plantinhas para que elas possam crescer sem ficar sufocadas.

Não é difícil cuidar de seu jardim depois que ele estiver pronto. O solo deve ser mantido úmido todo o tempo, mas nunca molhado ou encharcado. Você pode molhar as plantinhas levemente com um spray em vários momentos do dia para manter o nível de umidade alto, especialmente nos períodos do ano que tendem a ser mais secos.

Plantas suspensasAs samambaias devem receber uma dose de fertilizante leve todos os meses durante sua época de crescimento, que vai do início da primavera até o fim do outono. Você também não deve esquecer de inspecionar as plantas à procura de insetos e teias de aranha regularmente, pois samambaias são bastante propensas a infestações de insetos. Se você notar que as folhas estão ficando amareladas, com manchas marrons ou murchando, é bem provável que esteja acontecendo uma infestação ou uma doença. As plantinhas então precisarão ser tratadas imediatamente com um spray antifúngico.

Jardim com samambaias

Jardim com samambaias

As samambaias precisam ser transplantadas de tempos em tempos, em um espaço de alguns anos ou quando elas tiverem crescido muito. Você pode então mudá-las para um recipiente maior, ou pode ainda dividi-las em outras samambaias e replantá-las.

Comentários

Comentários