Como Cuidar de Samambaias

Samambaia

Samambaias são plantas lindas e delicadas que podem ser encontradas em milhares de variedades. São bastante fáceis de serem cultivadas, mas são suscetíveis a apodrecimento da raiz, excesso de água e infestação de insetos.

Se você quer cultivar samambaias em ambientes internos, muito cuidado deve ser tomado pois as variedades para esses ambientes são as mais delicadas de todas. Todavia, se a sua intenção é plantar samambaias em um ambiente externo, assegure-se de escolher uma variedade que seja bem adaptada ao clima de sua região, assim ela crescerá e ficará saudável sem maiores problemas.

Folha da samabaiaTodas as samambaias podem adaptar-se a áreas com bastante sombra, mas elas também podem desenvolver-se bem em plena luz do sol. Assim sendo, iluminação não será algo que você precise se preocupar, a menos que você esteja plantando uma variedade com necessidades específicas.

As samambaias devem ser molhadas regularmente caso a água da chuva não seja suficiente. Adube a base das samambaias com dois ou três dedos de adubo orgânico ou folhas mortas para manter as raízes no escuro e úmidas durante algum possível período mais seco. Evite molhar demais sua samambaia, pois isso poderá matá-la em breve – suas raízes poderão apodrecer. Sempre molhe sua samambaia quando a parte superior da terra (em torno de dois dedos) tenham secado completamente.

Jardim com samambaia

Jardim com samambaia

Samambaia de metroPraticamente todas as samambaias crescem bem em um solo que contenha muita matéria orgânica. Elas não devem ficam em um solo muito molhado ou lamacento, pois suas raízes se desintegrarão e matarão a planta. Procure por terra que tenha um conteúdo nutriente alto com drenagem moderada. O solo deve drenar a água sem secar completamente.

Samambaias são também altamente sensíveis a fertilizantes; aplique fertilizante uma vez durante a primavera, quando novos brotos começam a surgir. Nutrir as samambaias com compostos ricos e folhas mortas darão a elas todos os nutrientes que precisão para crescerem fortes e manterem-se saudáveis.

Samambaia em casa

Samambaia em casa

Samambaia giganteQuando o centro da samambaia estiver mais descoberto, ou as frondes parecerem estar menores, sua samambaia está pronta para ser dividida. Use apenas uma pá de jardinagem para cavar até o centro da planta. Tire uma parte da samambaia que tenha em torno de seis dedos de profundidade, largura e comprimento. Plante esta nova samambaia na mesma profundidade em que estava a planta matriz e regue. Essas plantas são extremamente devagar para brotar novamente após serem transplantadas.

Você pode até achar que acabou matando sua samambaia de alguma forma durante o processo, mas geralmente esse não é o caso. Deixe que a nova plantinha se adapte aos seus novos arredores pelo menos por dois anos antes de determinar se a planta está ou não ainda saudável.

Samambaia grande

Samambaia grande

Quer você opte por samambaias em ambientes interiores ou exteriores, elas são uma espécie excelente de planta para cultivar. Com sua folhagem vigorosa e aparência um tanto silvestre, elas provavelmente se tornarão uma de suas plantas favoritas em seu jardim. Como elas vêm nas mais variadas formas e tamanhos, pesquise qual samambaia é a mais adequada para seu clima e ambiente para melhores resultados.

Tipos de samambaia

Tipos de samambaia

Comentários

Comentários