Como Cuidar de Plantas em Vasos?

Vaso plantas casa

Para muitas pessoas cuidar de plantas é praticamente como uma terapia. O tempo gasta no cuidado com plantas ornamentais tem o poder de relaxar e acalmar. Além disso, as plantas com certeza ficarão mais bonitas e saudáveis.

As plantas cultivadas em vasos exigem alguns cuidados especiais, não existem segredos ou grandes dificuldades, apenas com alguns conhecimentos básicos é possível cultivar uma planta em vaso de maneira saudável.

Inicialmente é preciso ter em mente que a condição ideal para qualquer planta é aquela que mais se aproxima do seu ambiente nativo.

Boa parte das plantas utilizadas na decoração de interiores são plantas tropicais, pois elas de adaptam melhor ao clima quente e úmido.

O local onde a planta está colocada interfere muito na sua saúde, algumas se adaptam melhor próximo a janelas, já outras preferem locais mais úmidos e com pouco sol. Para verificar se a planta está realmente bem acomodada no local, verifique a aparência das suas folhas, se elas estiverem amareladas é sinal que há excesso de luz para ela, caso as folhas estejam escurecendo demais, é sinal de que é preciso mais iluminação para ela. Essa regra é simples e sempre funciona, basta observar.

A quantidade de água que a planta recebe também deve ser controlada, a maioria dos problemas com plantas cultivadas em ambientes internos está relacionada a regas inadequadas.

É preciso checar a umidade da terra diariamente, para isso basta colocar o dedo sobre a terra.

Vale frisar que as plantas podem morrer mais facilmente por excesso de água do que pela falta dela. Portanto, regue com regularidade, mas sem deixar que a planta fique encharcada, evite também deixar água acumulada nos pratinhos.

A umidade é um fator que varia muito de acordo com a espécie da planta, algumas precisam mais de umidade do que outras. Lembre-se que água demais na planta pode ocasionar o apodrecimento dela, esteja sempre atento.

A quantidade de adubo deve seguir a quantidade indicada na embalagem do produto, cuidado com os excessos.

Retire sempre as folhas ou ramos mortos, ressecados e doentes, isso contribui muito para a saúde da planta.

Algumas espécies de plantas precisam ser trocadas de vaso, pois suas raízes crescem rapidamente. Nesses casos troque-o por um vaso maior com pelo menos 5 cm de diâmetro.

Comentários

Comentários