Como Combater Pragas no Jardim

Ponte jardim japonês

Ter um jardim lindo, sofisticado e harmonioso requer muitos cuidados. Além de nos preocuparmos com o solo, nutrientes, água e sol, também há um problema que a gente deve levar em consideração: as pragas.

Diversos problemas com pragas podem ser enfrentados com inseticidas naturais, mas o ideal é que você consulte ou seja orientado por um profissional, pois às vezes os inseticidas naturais não adiantam e os defensivos agrícolas em sua maioria são muito fortes.

Também deve-se ter todo o cuidado pois você pode acabar matando os insetos que são benéficos para as suas plantas, como as joaninhas e alguns pulgões.

Para você combater as pragas no jardim, como formigas, grama amarelada, pulgões, etc., faça uma pulverização preventiva periodicamente contra as pragas e os fungos, usando produtos que sejam em um nível tóxico baixo, pois assim você evitará maiores problemas, como intoxicação.

Se o problema no seu jardim é a grama amarelada você pode combater com água ou adubação. Em casos mais intensos é necessário que você substitua alguns trechos ou o gramado inteiro. Você pode prevenir isso de acontecer usando água ou adubação, recobrindo o gramado com matéria orgânica no inverno.

Se o problema no seu jardim são as formigas, você pode combater com formicida específico. E se o problema for as conchinilhas, você pode combater a praga com óleo mineral (óleo de Neen) e para prevenir você pode pulverizar.

Algumas “receitinhas”:

 

SOLUÇÃO ADESIVA

Ingredientes:

100 g de sabão de coco

2,5 L de água

Corte o sabão em pequenas partes e coloque em um recipiente (pode ser panela) juntamente com a água. Leve ao fogo, mexendo constantemente, até que o sabão dissolva totalmente.

Espere esfriar e então guarde em um recipiente fechado. Esta solução serve para que o remédio que você passará depois fixe nas plantas.

 

CONTRA PRAGAS E LAGARTAS

Ingredientes:

50 g de fumo em corda

1 L de água

Corte o fumo em pedaços miúdos e coloque em uma panela com água. Ferva os pedaços de fumo com a água por 25 minutos, coloque a Solução Adesiva, mexa bem e espere esfriar com a panela tampada. Coe e pulverize sobre o seu jardim no mesmo dia. Use mascaras e luvas ao trabalhar com o fumo, pois ele é tóxico. Se aplicado em frutas, espere pelo menos 10 dias antes de colhe-los e lava-os devidamente antes de ingeri-los.

Comentários

Comentários