Cinerária Planta Ornamental

Cineraria jardim

A Cinerária é uma planta excelente para pessoas que tem interesse em fazer um bom jogo de cores no seu jardim. É uma planta bastante incomum. A sua folhagem se encontra em tons de cinza, sendo esbranquiçada e de textura aveludada, contando com folhas que poderão ser profundamente recortadas. Formando assim excelentes maciços e ainda bordaduras nos jardins, alterando e ainda quebrando todas as cores convencionais existentes neles. Este tipo de planta poderá ser utilizada em diversas composições com flores coloridas em jardineiras resultando assim em efeitos bastante interessantes.

A planta deverá ser cultivada através de sol pleno, em solos compostos de terra de jardim e ainda terra vegetal, sendo que devem ser realizadas regas regulares. A planta ainda é bastante tolerante ao frio, e precisa de uma reforma bienal, se multiplicando através de estaquia.

Seu nome científico é Senecio Douglas. A planta é originária da América do Norte pertencendo a família Asteraceae.

Caracterísiticas diferenciadas da planta

A sua cor quase branca, combina bastante com folhas de formatos irregulares e também grossas, dando a esta planta um aspecto diferente, fazendo dela uma excelente criação para quem tiver como objetivos criar jardins que não sejam ortodoxos.

Normalmente se utiliza esta espécie de planta para fazer possíveis criações de forrações se plantando várias delas uma mais próximas das outras, porém algumas das subespécies poderão apresentar flores amareladas que poderão atrair abelhas e podem ainda ser cultivadas em jardineiras.

Cuidados com a planta

Como a planta é nativa de áreas temperadas da América do Norte, ela tem uma boa resistência ao frio, suporta ainda sol direto sem ter suas ramas queimadas.

Ela ainda se desenvolve de forma melhor em solos férteis, e com irrigações que acontecem de forma periódica. Uma característica que deverá ser observada nas cinerárias é o fato de que as plantas não possuem vida muito longa, morrem em torno de cinco anos e é necessário em seguida se substituir exemplares nos jardins de temos em tempos.

O visual da planta é muito bonito, e a sua coloração lembra bastante as plantas que estão cobertas de neve, porém esta é sua coloração natural.

Comentários

Comentários