Árvores Frutíferas: Seriguela, Como Plantar e Cuidar

Seriguela

Conheça a árvore frutífera seriguela.

A árvore Seriguela nada mais é do que uma árvore de forma decídua e frutífera, que faz parte da mesma família do caju. Vem de origem das regiões tropicais das Américas e acabou se tornando muito conhecida em várias partes do mundo.

É uma árvore de porte pequeno que normalmente não ultrapassa sete metros de altura. As suas folhas caem durante os períodos de seca mas a árvore acaba ficando sem folhas por pouco tempo já que em seguida ocorre uma nova floração.

Sobre a floração da Seriguela

A floração da Seriguela acontece sempre na primavera e as suas flores são bastante pequenas e ainda hermafroditas, de coloração rosa, vermelha ou ainda roxa ficando reunidas em panículas. Toda a frutificação acaba começando no final da primavera e a colheita acaba se estendendo por todo o período de verão. Os frutos são considerados como uma drupa de cascas finas, brilhantes e ainda cores alaranjadas e avermelhadas. A sua polpa é totalmente amarela, aromática, bastante doce e suculenta, com uma semente grande e do tamanho equivalente a uma azeitona. Os seus frutos são bastante atrativos para a fauna silvestre e tem importância considerável no mercado.

Como é feito o cultivo desta planta?

Esta é uma planta que deverá ser cultivada através de sol pleno ou ainda por meia sombra, ela se adapta bem em solos que são mais pobres, mas é importante se preferir os mais ricos e ainda profundos, com isto é possível se irrigar de forma regular no primeiro ano a sua implantação. Esta é uma planta que é bastante resistente a estiagem, além disto ela não tolera o frio. Dificilmente existe uma multiplicação da planta por sementes sendo assim mais comum que ocorra a estaquia dos ramos. É interessante observar que na estaquia os ramos devam ter em torno de 30 a 50 cm e devam ser plantados em ângulos de pelo menos 45 graus no começo dos períodos de chuvas. Todas as covas dos plantios deverão ser preparadas corretamente com um esterco curtido e também quantidades de calcário. A planta começa a sua produção dos frutos apenas depois de três ou quatro anos de seu plantio.

Comentários

Comentários