Agave Plantas Ornamentais

Agave jardim

Da família Amaryllidaceae, a agave é uma planta muito utilizada no paisagismo tanto para dar enfoque quanto para contornar caminhos, dependendo da espécie. A Agave é uma planta originária da América Tropical e México.

Existem várias espécies de Agaves, mas as mais utilizadas em ornamentação de jardins são essas três: Agave attenuata, Agave americana L. e Agave angustifólia. Elas são consideradas uma planta perene (que não cai folhas), semi-lenhosa, de tamanho variando entre 1 e 2 metros de altura. Em uma certa idade, elas florescem, e geram grandes inflorescências de pouco valor ornamental.

A Agave attenuata tem como nome popular Agave-dragão (os nomes populares podem variar de lugar para lugar), as folhas são verde-claras, grossas (suculentas) e largas.

Agave de vasoA Agave angustifólia tem o nome popular de Piteira-do-Caribe, as suas folhas têm umas listras, são verdes no centro e são bem mais claras nas extremidades e seu formato parece com o formato de uma espada.

O interessante das Agaves é que elas tem um formato super escultórico, e se você criar ênfase nelas, destacá-las e não somente em grande quantidade, elas ficam ainda mais deslumbrantes. O ideal é a utilização delas pontualmente com a utilização de vasos de flor (sendo eles quadrados ou arredondados, de sua preferência). Pois, se você planta-la no chão ela vai acabar se espalhando, não ficará um paisagismo tão organizado, a não ser que essa seja a sua intenção, a criação de um paisagismo mais livre e sinuoso ou um paisagismo mais retilíneo e racional.

Agaves

Agaves

Vale lembrar que você tem que levar em consideração o clima que a planta resiste. Nesse caso, a agave se dá muito bem no sol e no calor, mas de modo geral elas são bem resistentes.

Agave

Agave

Agave azul

Agave azul

Coração de agave

Coração de agave

Planta agave

Planta agave

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta